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VW Quantum Sport

VW Quantum Sport

  • Informações Gerais

    Marca: VW
    Modelo: Quantum Sport
    Ano Fabricação/Ano Modelo: 1990/1990
    Cor: Branco Star
    Portas: 4
    Quilometragem: 158.571
    Dimensões - Comp./Largura/Altura (mm): 4527/1695/1402
    Ocupantes: 5

  • Mecânica e Segurança

    Combustível: Álcool
    Motor: 2.0L - AP
    Potência: 125 CV
    Velocidade Máxima: 168 km/h
    Câmbio: Manual - 5 velocidades
    Tração: Dianteira
    Aceleração 0-100km/h: 12,1 segundos
    Freios: Disco Dianteiro e Tambor Traseiro
    Rodas: Liga leve R14
    Direção Hidráulica: Sim

  • Acessórios/Opcionais

    Faróis: CIBIÉ
    Bancos: Recaro Sport
    Trio Elétrico (Vidro, trava e espelho elétrico): Vidros + Travas elétricas

  • Informações Extra

    País de Origem: Brasil

ATENÇÃO! Devido a grande rotatividade em nosso estoque, se faz necessário a consulta diretamente em nossa loja para certificar de que o veículo ainda se encontra sob nossos cuidados. O valor do anúncio deve ser confirmado, pois o mesmo pode ter sido ajustado em nossa loja e ainda não ter sido modificado neste site. Obrigado pela compreensão. Pastore Car Collection.

Observações

Volkswagen Quantum Sport 1990/1990 na cor Branco Star. Raro modelo em excelente estado de conservação conservando manual do proprietário e nota fiscal de compra. Além disso, o modelo conta com surdina original VW, faróis dianteiros CIBIÉ e estepe original P600.

Motor dianteiro 2.0 litros (1984cm3), 4 cilindros, movido a álcool, gerando 125cv @ 5.200 RPM e torque de 17,3 kgfm @ 3.200 RPM.

Peruas são automóveis familiares por excelência: oferecendo o conjunto ideal de espaço, conforto e segurança, elas combinaram a versatilidade dos utilitários com a racionalidade dos automóveis de passeio por décadas.

Por isso, esportividade nunca foi prioridade para esse tipo de veículo. Mas tudo mudou em meados de 1988, quando a Volkswagen anunciou um novo motor com 2 litros de cilindrada para a linha Santana. O novo fôlego foi especialmente bem-vindo na Quantum, até então a única perua nacional com a praticidade e conveniência das quatro portas.

Avaliada por QUATRO RODAS ainda na Alemanha, em 1985, a Quantum foi apresentada ao mercado nacional no mesmo ano, com as virtudes e defeitos do Santana, sua versão sedã. Tinha muita estabilidade, espaço e economia, mas seu motor de apenas 1,8 litro era incapaz de fazer frente à sua principal rival, a Chevrolet Caravan, dotada de um possante (e beberrão) motor de seis cilindros e 4,1 litros.

Retocada em 1987, a Quantum surpreendeu na nova versão GL: situada entre a CL (básica) e GLS (top), trazia um acabamento nitidamente esportivo, com rodas de liga do finado Gol GT e pneus de perfil 60, os mais baixos então.

O banco Recaro entrava na lista de opcionais e a decoração externa substituía os cromados por peças pretas anodizadas. Apesar do novo câmbio com relações mais curtas, foi o motor 2.0, em 1988, que garantiu a briga direta com a Caravan 4.1, sem sacrificar o consumo.

Rápida, veloz e estável, a perua trazia ainda direção hidráulica progressiva e ficava devendo só freios a disco ventilados: carregada ou vazia, a perda de eficiência em frenagens sucessivas era sensível e perigosa.

A versão GL 2.0 era o primeiro passo para a Quantum Sport, que seria mostrada pela primeira vez na 6ª Brasil Transpo, em outubro de 1989. Em meio aos modelos da linha 1990 reluzia uma Quantum branca, primeira aparição dessa série especial. A decoração esportiva era evidenciada pelos para-choques com frisos vermelhos, faixas laterais com o logotipo Sport, lanternas traseiras fumê, retrovisores da cor da carroceria e ponteira de escape oval.

O conjunto ótico dianteiro era o mesmo da versão GLS, com faróis de neblina incorporados aos principais e indicadores de direção embutidos nos para-choques.
Interior tinha bancos Recaro e detalhes vermelhos

Oferecida nas cores sólidas vermelho, branco e preto, a série Sport também estava disponível para o Santana de duas portas. O visual esportivo manifestava-se ainda no interior, pelos detalhes vermelhos no painel, nos instrumentos e na padronagem dos bancos Recaro. O acabamento das rodas variava de acordo com a pintura do veículo: face diamantada com fundo prata, totalmente prata ou face diamantada e fundo branco, que é o caso deste exemplar.

Até hoje a Quantum Sport figura como uma das poucas peruas esportivas nacionais: ela foi precedida pela Chevrolet Caravan SS em 1978 e sucedida pela VW Quantum Evidence na década de 1990. Seu espírito jovem e rebelde pode ser visto implicitamente ainda hoje nas versões Variant de outros modelos Volkswagen, como Passat, Jetta e Golf.

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